PS SUBSEQUENTE 2023.2

Perguntas Frequentes
A QUEM É DESTINADO O PS DO SUBSQUENTE?

Aos candidatos que já possuem o ensino médio completo.


É COBRADO MENSALIDADE NOS CURSOS?

Não! O Instituto Federal do Amapá oferta educação pública, gratuita e de qualidade.


QUAL PRIMEIRO PASSO PARA CONCORRER AS VAGAS NO PS?

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ler o Edital de Abertura da Seleção. Esse documento regulamenta todo o certame, contendo todas as informações necessárias ao candidato para participar do Processo Seletivo. Depois de se inscrever, deve acompanhar as publicações, retificações se houver, sendo de sua inteira responsabilidade fazer o acompanhamento na página do processoseletivo.ifap.edu.br


POSSO REALIZAR INSCRIÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE E DE UM CURSO SUPERIOR?

Sim. O candidato poderá se inscrever para cursos de nível de ensino diferentes.


O CANDIDATO QUE ESTUDOU SOMENTE UMA PARTE EM ESCOLA PARTICULAR, PODE CONCORRER PARA AS VAGAS DE ESCOLAS PÚBLICAS?

Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular devem inscrever-se na Ampla Concorrência.


FIZ MINHA INSCRIÇÃO EM UM CURSO, POSSO MUDAR?

O candidato deverá efetuar uma única inscrição, podendo alterar a opção de curso, modalidade de concorrência e notas/conceitos, desde que dentro do período de inscrição.


COMO SABER SE FUI CLASSIFICADO PARA MATRICULA?

Todas as chamadas dos candidatos classificados serão sempre disponibilizadas no endereço eletrônico do Processoseletivo.ifap.edu.br, sendo responsabilidade do candidato acompanhar as publicações.


OS CURSOS SUBSEQUENTES NA MODALIDADE EAD SÃO 100% ONLINE?

Os cursos técnicos subsequentes na modalidade EaD possuem 20% da sua carga horária a ser realizada de forma presencial em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), Catálogo de Cursos Técnicos do MEC e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos aprovados pelos Conselho Superior do IFAP. Assim, o curso não é ofertado na sua totalidade a distância, havendo a necessidade de cumprimento de carga horária presencial para a integralização e certificação.


QUAIS DOCUMENTOS SERÃO NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS QUE DESEJAM CONCORRER AS VAGAS DESTINADAS AS AÇÕES AFIRMATIVAS/COTAS SOCIAIS?

Os candidatos que concorrerão as vagas destinadas às Ações Afirmativas/Cotas Sociais, além de anexar a documentação constante no item 9.1 e seus subitens, deverão anexar e preencher de forma eletrônica os demais documentos comprobatórios da situação conforme opção de Ação Afirmativa/Cota Social, subitens: 9.3.1, 9.3.2, 9.3.3, 9.3.4, 9.3.5 e 9.4.


NÃO ESTOU CONSEGUINDO RECUPERAR MINHA SENHA NO GOV.BR, O QUE DEVO FAZER?

Pode está entrando em contato com o suporte do governo federal através do link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/ e solicitar a forma como quer receber sua senha quando não lembrar do acesso.


Como faço pra unir vários arquivos ou imagens para formar um único arquivo de anexo em pdf?

conforme o edital, no passo de “anexar documentos” você precisa juntar vários documentos em um só para poder anexar nos campos disponíveis. Para que isso seja feito, existem duas formas: 1 - Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure um app com a descrição “juntar arquivos”. A loja lhe dará diversas opções de aplicativos para compilar arquivos e gerar um documento único em PDF. Escolhe o aplicativo de sua preferência e use. 2 - pesquise em um navegador a descrição “juntar arquivos”. A pesquisa buscará diversas opções de site para compilar arquivos e gerar um documento único em PDF. Escolhe o site de sua preferência e use.