PS PROEJA 2021.2

Perguntas Frequentes
O QUE É O PROEJA E A QUEM É DESTINADO?

É o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinado aos estudantes com idade mínima de 18 anos que concluíram o ensino fundamental. Os estudantes desenvolvem estudos da formação geral de ensino médio e, ao mesmo tempo, da formação técnica. Os cursos são realizados na modalidade presencial com aulas no turno da noite.


É COBRADO MENSALIDADE NOS CURSOS?

Não! O Instituto Federal do Amapá oferta educação pública, gratuita e de qualidade.


QUAL PRIMEIRO PASSO PARA CONCORRER AS VAGAS NO PS?

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ler o Edital de Abertura da Seleção. Esse documento regulamenta todo o certame, contendo todas as informações necessárias ao candidato para participar do Processo Seletivo. Depois de se inscrever, deve acompanhar as publicações, retificações se houver, sendo de sua inteira responsabilidade fazer o acompanhamento na página do processoseletivo.ifap.edu.br


O CANDIDATO QUE ESTUDOU SOMENTE UMA PARTE EM ESCOLA PARTICULAR, PODE CONCORRER PARA AS VAGAS DE ESCOLAS PÚBLICAS?

Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular devem inscrever-se na Ampla Concorrência.


FIZ MINHA INSCRIÇÃO EM UM CURSO, POSSO MUDAR?

O candidato deverá efetuar uma única inscrição, podendo alterar a opção de curso, modalidade de concorrência e notas/conceitos, desde que dentro do período de inscrição.


COMO SABER SE FUI CLASSIFICADO PARA MATRICULA?

Todas as chamadas dos candidatos classificados serão sempre disponibilizadas no endereço eletrônico do Processoseletivo.ifap.edu.br, sendo responsabilidade do candidato acompanhar as publicações.


QUAIS DOCUMENTOS SERÃO NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS QUE DESEJAM CONCORRER AS VAGAS DESTINADAS AS AÇÕES AFIRMATIVAS/COTAS SOCIAIS?

Os candidatos que concorrerão as vagas destinadas às Ações Afirmativas/Cotas Sociais, além de anexar a documentação constante no item 9.1 e seus subitens, deverão anexar e preencher de forma eletrônica os demais documentos comprobatórios da situação conforme opção de Ação Afirmativa/Cota Social, subitens: 9.3.1, 9.3.2, 9.3.3, 9.3.4, 9.3.5 e 9.4.


QUAL O VALOR DA INSCRIÇÃO PARA O PS DO PROEJA?

Não há taxa de inscrição.